Coleta de SANGUE

• Embora alguns exames laboratoriais exijam jejum,  deve-se seguir a recomendação do clínico  observado a urgência.

• Recomenda-se o jejum de 8 a 12 horas sob pena de se obterem resultados falsamente elevados, recomenda-se ainda, abstenção de álcool nas 72 horas anteriores.

Nota: Sugere-se um jantar frugal antes da realização de exames.

• GLICEMIA DE JEJUM E PÓS PRANDIAL: Estas coletas devem acontecer no mesmo dia. Se for solicitado o exame de pós prandial, o paciente deve realizar primeiro a coleta em jejum e comparecer exatamente 2 horas após as refeições para colher nova amostra (almoçar  normalmente, seguindo orientação médica).

• MINERALOGRAMA - Recomenda-se o jejum de 8 a 10 horas sob pena de se obterem resultados falsamente elevados, recomenda-se ainda, abstenção de álcool nas 72 horas anteriores, para realização deste exame em sangue.

A realização em amostra de cabelo, o paciente não deve fazer uso de tinturas para cabelo há pelo menos 6 meses.

Nota: Sugere-se um jantar frugal antes da realização de exames.

Coleta de URINA

• Solicitar  frasco esterilizado ao laboratório.

• Realizar higiene íntima antes da coleta de Urina.

• Desprezar o 1º jato urinário no vaso sanitário, coletar o jato intermédio no frasco estéril e o restante  descartar.

• Observar se foi solicitado a coleta do 1 jato urinário

• Mulheres menstruadas não devem efetuar a coleta até 3 dias após o término da menstruação.

• A amostra deve ser entregue num prazo máximo de 2 horas para análise.

• O  Laboratório deve  ser informado do uso de algum medicamento.

Colheita de  URINA  em Crianças com Fraldas.

• Solicitar coletores no Laboratório

• Colocar o coletor após higiene  da criança.

• Coletas em meninos o órgão genital deve ser introduzido na metade superior da abertura do coletor.

• Coletas em meninas, a abertura deve ser aplicada na metade superior do órgão genital.

Nota:

• Evitar amostras com contaminação com fezes

• Após a coleta retirar o coletor, usar o adesivo  para fechar colando um lado ao outro.

• Encaminhar ao laboratório para análise sem demora na intrega.

• O  Laboratório deve  ser informado do uso de algum medicamento.

Coleta de URINA  de  24 horas

• Solicitar  frascos  no Laboratório.

• A primeira micção(urina) da manhã  deve ser desprezada, esvaziando a bexiga, dando-se início a coleta.

• Recolher todas as micções seguintes, sem perdas, nas 24 horas seguintes, incluindo a  primeira micção do dia seguinte.

Nota:

• O bom desempenho de um Exame depende de uma boa coleta e rapidez na entrega do material para análise.

Coleta de ESPERMA – Espermograma

• Deve-se ter pelo menos  4 dias de abstenção sexual para a coleta.

• O esperma deve ser recolhido na totalidade, para um frasco fornecido pelo laboratório.

Nota:

• Após a coleta, o material deve ser encaminhado com rapidez ao laboratório,  em um  intervalo máximo de 30 minutos para análise.

• Informar  ao laboratório ,profissão, se controle de vasectomia, doenças anteriores, vícios, motivos do exame, uso de medicações, número de filhos (caso tenha).

Coleta de FEZES

• Solicitar um frasco no Laboratório.

• Recolher para o frasco uma amostra de fezes centro do bolo  fecal.

• A amostra pode ser guardada nona parte inferior do  refrigerador por um período de 24 horas  até ser encaminhada

Nota:

• Não se deve usar laxantes no auxílio de obtenção de  fezes.

Coleta para Sangue Oculto nas FEZES

• O paciente não pode ingerir carnes, ovos, legumes coloridos, beterraba, espinafre e banana durante 3 dias (estes alimentos podem interferer nos  resultados).

• Após a dieta,  deve-se  coletar uma amostra de fezes em coletor apropriado e enviar ao laboratório. Não colher fezes caso haja sangramento local.

• As mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação. Se houver suspeitas de sangramento, devem ser examinadas pelo menos 3 amostras de fezes.

Coleta de SECREÇÃO VAGINAL (pesquisa de Chlamydia, Micoplasma e Ureaplasma)

• Realizar higiene íntima antes da coleta

• Abstinência sexual de 3 dias.

• A paciente não deve estar menstruada.

• Não efetuar exame de toque.

Coleta de PREVENTIVO DO CANCER (Papa Nicolau)

• Realizar higiene íntima antes da coleta

• Abstinência sexual de 3 dias.

• A paciente não deve estar menstruada.

• Não efetuar exame de toque.

Coleta de ESCARRO

• A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da higiene ou ingestão de alimentos sólidos ou líquidos.

• Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas.

• Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material a obter material com muco, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório.

Nota:

• Recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame.

Coletas para EXAMES MICOLÓGICOS

• Couro cabeludo e pêlos - A coleta de material deverá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou tópico.

•  Não usar creme nos cabelos pelo menos dois dia antes do exame.

• Pele - Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões.

• Para a coleta  o paciente não pode ter ingerido medicação por pelo menos uma semana.

• Unhas - Devem estar limpas e sem esmaltes. Não usar cremes nas mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.

Av. Osmar Cunha, 486, Centro - Florianópolis